O FC Porto celebrou, esta quinta-feira, 28 de dezembro o seu 130º aniversário. Os dragões celebram aniversário neste dia em que António Nicolau d’Almeida fundou o clube no ano de 1893. Esta é a história que todos conhecem e podem consultar numa rápida pesquisa pela Internet.
Porém, João Malheiro, comentador benfiquista, revelou nas suas redes sociais que estes dados são falsos e que os dragões dizem ter sido fundados em 1893, apenas para levarem a melhor sobre o Boavista, como o primeiro clube fundado na cidade do Porto.
O Boavista tem a sua data de fundação em 1 de agosto de 1903 e, segundo João Malheiro, o FC Porto nasceria somente três anos depois desta data, a 1906.
“MENTIRA
O FC Porto diz que faz hoje 130 anos. É um embuste! O mais antigo clube de futebol da cidade do Porto é o Boavista.
Até na data da fundação, o FCP não aceita perder e socorreu-se de uma mentira.
Por que não exibe o emblema do início da atividade? Ou os estatutos? Por que não exibe documentos sobre atividade entre 1893 e 1906?
O ridículo é de tal ordem que homenageou dois fundadores em datas, obviamente, desencontradas“, escreveu João Malheiro, a exibir ainda duas imagens das campas dos fundadores, António Nicolau d’Almeida e José Monteiro da Costa, este último homenageado como fundador e primeiro presidente do FC Porto, em 1906.
José Monteiro da Costa é, na história do FC Porto, considerado o responsável por ter reativado o FC Porto, e por ter liderado a ‘segunda fundação’ do FC Porto, a 2 de agosto de 1906. Certo é que estas datas continuam a gerar sempre alguma confusão, sobre qual a data de fundação é que deveria contar. João Malheiro não tem dúvidas e deixa esse ataque ao FC Porto, pelo aniversário.
https://www.facebook.com/joaomalheiro/posts/10219153547827854?ref=embed_post
Discussion about this post