A depressão Nelson continua a fazer-se sentir, com toda a força, em Portugal. Ventos fortes, chuva, frio e neve a marcarem esta semana de Páscoa nada primaveril.
Durante a tarde desta quinta-feira, foi visível da Ponte Vasco da Gama, e de outros locais de Lisboa, um tornado no Estuário do Tejo. Imagens brutais, que foram registadas desde a referida ponte.
De acordo com o IPMA trata-se de uma tromba de água, que pode ser equiparado a um tornado. Um fenómeno nada comum em Portugal, mas que ocorreu mesmo, como se percebe pelas muitas imagens que estão a correr nas redes sociais.
Portanto, todo o vento que se fez sentir sobre o rio Tejo acabou por levantar a água formando este fenómeno incrível, que se pode ver, “uma coluna nebulosa ou cone nebuloso invertido em forma de funil”, de acordo com a explicação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Ou seja, isto só pode acontecer sobre rios ou mares, em situações de muito vento, designando-se por tromba de água, o que leva o IPMA a deixar mais uma chamada de atenção, já que muitas vezes, quando chove torrencialmente, é comum dizer-se que se trata de uma tromba de água, o que é incorreto.
“Em linguagem popular é frequente usar-se o termo tromba de água de forma errada, em particular, para definir um episódio de precipitação forte. Na realidade, poderá ocorrer precipitação forte associada a uma tromba de água, mas são dois fenómenos distintos”, esclareceu o IPAM, citado pela SIC.
Discussion about this post