Faleceu, na noite desta quinta-feira, 25 de abril, o atleta Paulo Abreu. O jogador de andebol estava nos quadros do Xico Andebol, em Guimarães, há 10 anos e era muito admirado pelos seus pares, tanto no desporto como na vida.
Paulo Abreu tinha apenas 26 anos e faleceu inesperadamente, apesar de não terem sido reveladas as causas de morte.
Começou a sua formação no Fermentões, clube vimaranense, onde foi campeão nacional de iniciados na temporada 2009/10. Depois, mudou-se para o Xico Andebol onde esteve nos últimos 10 anos.
Foi quatro vezes campeão nacional universitário pela Universidade do Minho, sendo mesmo eleito o atleta do ano da academia minhota.
O Xico Andebol decretou o luto e colocou a bandeira a meia haste. A Federação Portuguesa de Andebol já decretou um minuto de silêncio nos jogos do fim de semana, em homenagem ao atleta.
Nas redes sociais, multiplicam-se as homenagens e mensagens de condolência, entre colegas e rivais. O funeral realiza-se este sábado, a partir das 15h30, na Igreja de Santo Amaro em Mascotelos.
A notícia foi revelada em comunicado pelo clube vimaranense nas redes sociais:
“É com profundo pesar que o Clube Desportivo Xico Andebol informa o falecimento do nosso estimado atleta sénior, Paulo Alexandre Mendes Abreu.
Paulo Alexandre, mais conhecido como Paulo Abreu, foi um atleta exemplar em todos os sentidos. Além de ser uma figura de destaque dentro de campo, com diversos títulos conquistados ao serviço da Universidade do Minho e do Xico Andebol, era também um exemplo de integridade, fair play e dedicação à modalidade.
Como capitão da equipa, Paulo Abreu liderou-nos com maestria, sendo uma fonte de inspiração para os seus colegas, dirigentes e até mesmo para os adversários. A sua paixão pelo andebol e pelo nosso clube era evidente em cada jogo que disputava e em cada momento que passava junto dos seus companheiros.
A sua partida deixa-nos profundamente consternados e é uma perda irreparável para todos nós. Paulo Abreu fará sempre parte da história do Xico Andebol e do coração de cada um de nós.
Neste momento de dor, prestamos os nossos mais sinceros sentimentos à família e aos amigos de Paulo Abreu. Que possam encontrar conforto e serenidade neste momento difícil.
O Clube Desportivo Xico Andebol prestará uma homenagem digna ao nosso querido Paulo Abreu, honrando a sua memória e o seu legado no seio da nossa família desportiva.
Que descanse em paz.
Mauro Fernandes
Presidente do Xico Andebol”.
Discussion about this post