O vídeo tem pouco mais de 20 segundos e está a causar grande revolta nas redes sociais. Um jovem condutor de tuk-tuk foi confrontado por dois agentes da Polícia Municipal, sendo agredido à cabeçada por um deles.
Vários populares acercaram-se do local, protestaram contra a brutalidade exercida pelos agentes e ameaçaram-nos mesmo, ao dizerem que estavam a filmar.
De acordo com os relatos de algumas testemunhas, antes mesmo das duas cabeçadas que se veem nos vídeos partilhados, antes já tinha havido uma bofetada e empurrões. Aliás, o jovem agredido reportou isso mesmo, em declarações à SIC.
Logo na primeira abordagem foi esbofeteado e empurrado. Depois as cabeçadas que o deixaram atordoado e com a cara marcada.
“Primeiro, levei uma chapada. Não foi murro, foi chapada de mão aberta na cara. Logo de seguida, levanto-me do tuk-tuk e saio, falo que ele não me pode encostar a mão, que não tinha esse direito. E, então, veio o seu colega que me dá uma cabeçada. Fiquei em choque total. Eu quase desmaiei. Na segunda cabeçada ainda foi pior. Estou com dores no queixo, no nariz e no ombro”, disse a vítima, um jovem brasileiro, em declarações à SIC, que já foi apresentar queixa à polícia.
O incidente aconteceu na quinta-feira, 30 de maio, por volta das 19h00, junto ao Cais das Colunas, no Terreiro do Paço, em Lisboa. O motorista estava a tentar clientes para um tour e, de acordo com declarações da Polícia Municipal da cidade ao jornal Expresso, os agentes da Divisão de Trânsito “depararam-se com diversas viaturas tuk-tuk em estacionamento irregular sobre o passeio, prejudicando a livre e normal circulação de peões e de viaturas automóveis”. Os agentes terão encontrado alguma relutância por parte de alguns dos condutores, supostamente.
Quanto ao incidente que está a circular nas redes sociais, a Polícia Municipal disse que “foram acionados os mecanismos disciplinares aplicáveis neste contexto no sentido do apuramento de responsabilidades”.
https://www.instagram.com/p/C7q8vEZIsh6/?igsh=MTVoMXYxMWlhY2lidg%3D%3D&img_index=2
Mostrar citação
Discussion about this post