Após o jogo de Portugal com a Eslovénia, que terminou com um emocionante desempate por grandes penalidades, a plataforma Whoop divulgou o registo cardíaco de Cristiano Ronaldo, nesses minutos finais, nas redes sociais.
Ora, a partilha da monitorização desses dados por essa plataforma, pode ser considerada um golpe de marketing, orquestrado pela Whoop e por Cristiano Ronaldo, com o objetivo de venderem os dispositivos que registam os dados.
De acordo com o jornal Telegraph, trata-se do denominado ‘marketing de emboscada’, designado como uma prática ilegal de associar uma empresa, um produto ou um serviço a um evento que já tem patrocinadores oficiais. Ou seja, sem pagarem ao evento por essa publicidade subliminar.
Foi exatamente isto que aconteceu em 2012, no Europeu, quando o dinamarquês Nicklas Bendtner marcou um golo e de forma quase dissimulada levantou a camisola e com os calções bastante baixos via-se perfeitamente a marca das cuecas, Paddy Power. Ora, o jogador foi suspenso com um jogo de castigo e foi multado em 80.000 libras (94.483 euros).
E algo semelhante pode agora acontecer com este caso da Whoop, numa polémica trazida à tona por Ricardo Fort, especialista em Marketing e patrocínios, que declarou nas redes sociais sobre esta propaganda: “Isto é ilegal e tanto o jogador como a empresa devem ser multados”.
https://x.com/SportByFort/status/1808411354564272503
Ora, com isto, Cristiano Ronaldo arrisca mesmo um castigo, a exemplo do que aconteceu com Nicklas Bendtner no Euro’ 2012.
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