Já está a causar devastação a gota fria, um fenómeno que nos últimos dias, Portugal também adotou no nome DANA, que o termo espanhol, mas que tanto tem dado que falar, após as cheias trágicas de Valência.
O sul de Espanha continua a ser muito afetado por um fenómeno climatérico que chega agora a Portugal, a afetar particularmente a região sul, mas também o centro do continente.
Esta manhã, em pouco mais de 20 minutos, a chuva fez estragos no Algarve. São já várias as imagens nas televisões e nas redes sociais, que mostram inundações.
“A pluviosidade intensa que caiu num curto espaço de tempo, entre as 10:58 e as 11:18, resultou num total de 13 ocorrências registadas em várias zonas do Algarve, sem danos pessoais reportados”, revelou o Comando Distrital de Emergência e Proteção Civil do Algarve.
“Há também o registo da queda de um telhado num armazém em Silves, que ruiu devido ao peso da água acumulada, sem causar danos pessoais. Não houve necessidade de reforçar os meios da Proteção Civil. Neste momento, estão resolvidas todas as ocorrências, registando-se o escoamento normal das águas”, continuou a mesma fonte, após resolvidas as ocorrências.
“Em apenas alguns minutos algumas ruas ficaram completamente alagadas, o tempo engana, ora está sol ora chove torrencialmente. Muita precaução nas próximas horas, o risco de cheias é grande”, pode ler-se na página do Facebook Meteo Trás os Montes – Portugal, com imagens de inundações em Moncarapacho, em Olhão.
https://www.facebook.com/MeteoTrasOsMontes/videos/1776130923126941
A mesma página também partilhou vídeos das chuvas fortes em Tunes, Silves.
https://www.facebook.com/MeteoTrasOsMontes/videos/2481618905368073
E as inundações em Albufeira. Algumas casas e estabelecimentos rés-do-chão ficaram inundados após as chuvas intensas que se fizeram sentir na manhã desta quinta-feira.
https://www.facebook.com/MeteoTrasOsMontes/videos/1073329594097292
Discussion about this post