Estado do tempo vai piorar nos próximos três dias
A gota fria, um fenómeno que nos últimos dias, Portugal também adotou o nome DANA, o termo espanhol para uma depressão que tanto tem dado que falar, após as cheias trágicas de Valência.
O sul de Espanha continua a ser muito afetado e Portugal também vai sentir os seus efeitos, ainda que, expectavelmente, em muito menor escala. Na manhã desta quinta-feira, em pouco mais de 20 minutos, a chuva fez estragos no Algarve, a provocar cheias e inundações. E nos próximos dias, os seus efeitos deverão agravar o estado do tempo em Portugal.
De acordo com Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a previsão será de aguaceiros fortes, trovoadas, granizo e vento.
Em comunicado, o IPMA fala na chegada de “uma depressão fria nos níveis altos da atmosfera, que se deslocou gradualmente de nordeste para sudoeste em direção a Portugal continental, e que se irá posicionar a norte da Madeira e a oeste do território continental”, e vai afetar Portugal até à manhã de domingo.
O Baixo Alentejo, Algarve, Setúbal, Lisboa e Santarém são os distritos debaixo de aviso pelas condições mais adversas.
“Salienta-se que em situações de instabilidade, existe uma variabilidade na distribuição espacial e temporal da precipitação forte, determinada em última análise por fatores de escala local, não previstos pelos modelos, e que apenas poderá ser acompanhada com base na vigilância que será efetuada através dos radares meteorológicos, detetores de descargas elétricas e imagens de satélite”, pode ler-se no comunicado do IPMA.
Discussion about this post