O estado do tempo continua sem dar tréguas, particularmente a sul. De acordo com a meteorologista Maria João Frada, Baixo Alentejo e Algarve vão continuar em risco de inundações, com a previsão de aguaceiros fortes, até ao final da tarde desta sexta-feira, 15 de novembro. Beja e Faro estarão com aviso laranja até às 18h00, e depois a aliviar um pouco e a entrar no aviso amarelo.
“Tem potencial para novamente e à semelhança de ontem [quinta-feira] poder dar cheias rápidas, mas que não são comparáveis ao que aconteceu em Espanha. É uma situação mais benigna, mas ainda assim são cheias e a poder ter impactos negativos, a poder fazer alguns estragos.
No entanto, é provável que volte a laranja. A depressão está praticamente estacionária até sábado e a componente de vento é de sueste nessas regiões e vem tudo do mar. Podem ocorrer também fenómenos extremos de vento”, disse a meteorologista.
Setúbal e Lisboa também vão estar em aviso amarelo, entre as 15h00 desta sexta-feira e as 06h00 de sábado, por causa de aguaceiros e trovoadas.
“É possível que Lisboa e Setúbal tenham precipitação com alguma abundância, mas há alguma incerteza na distribuição espacial e temporal da precipitação. Não há certezas, não é matemática”, continuou Maria João Frada, que destaca ainda os distritos de Évora Castelo Branco e Portalegre que também estarão com aviso amarelo, devido à possibilidade de chuvas fortes.
Discussion about this post