O deputado recentemente eleito para a Assembleia da República, Carlos Silva Santiago, estava alcoolizado, quando atropelou uma criança de 9 anos numa passadeira, em Vila Nova de Paiva, no início deste mês de novembro. O menino sofreu ferimentos, mas está livre de perigo.
Carlos Silva Santiago foi presidente da Câmara de Sernancelhe pelo PSD, e foi eleito pelo círculo de Viseu, pelo partida Aliança Democrática, para a Assembleia da República.
A notícia está a ser avançada pelo jornal Correio da Manhã, mas também foi confirmada pelo jornal Observador.
De acordo com as informações, Carlos Silva Santiago teve de soprar ao balão e acusou 1,35 gramas de álcool por litro (g/l) de sangue, ou seja, taxa-crime. Porém, o deputado pedir contraprova e nesse segundo teste, o resultado desceu consideravelmente para 0,96 g/l, que já não é taxa-crime. Continua a ser uma contraordenação muito grave, que até obrigou o deputado a pagar logo uma multa de 500 euros.
Sobre o acidente em si, há duas versões. Carlos Silva Santiago terá revelado que a criança apareceu do nada na passadeira, a correr, e que ainda fez uma travagem brusca, evitando um embate mais violento.
No entanto, a criança diz que o deputado não parou e que não ia a correr. Uma testemunha confirmou a tese avançada pelo menino, que ficou com o pé preso na roda do veículo.
Discussion about this post