Ângelo Rodrigues, de 37 anos, está em coma induzido no Hospital de São José, em Lisboa, desde o passado domingo, 12 de janeiro. O ator foi internado na manhã de domingo, com uma pneumonia por aspiração.
Na CNN Portugal, o médico especialista em doenças infeciosas, Francisco Antunes, falou sobre esta pneumonia em específico.
“Estas pneumonias por aspiração ocorrem em situações em que o nível de consciência é muito baixo, impedindo, por exemplo, o reflexo da tosse.
Normalmente, as pessoas que têm estes níveis baixos estão deitadas, porque caíram ou porque perderam a consciência. Pode dever-se ao excesso de álcool ou a uma convulsão, por exemplo”, contou o médico especialista.
Também no site da CUF se pode ler um pouco sobre esta doença: “A pneumonia é uma doença respiratória em que ocorre inflamação ou infeção dos pulmões. A pneumonia por aspiração acontece quando “aspiramos” corpos estranhos, como alimentos, saliva, líquidos ou até conteúdo gástrico regurgitado ou vómito, para os pulmões e se desenvolve inflamação e infeção subsequente.
A probabilidade de ocorrer aspiração para os pulmões é maior caso haja alguma perturbação do normal reflexo da tosse, reflexo de gag, ou problemas de deglutição, sobretudo em pessoas com danos neurológicos, por exemplo, após acidente vascular cerebral (AVC)”.
De recordar que no canal V+, o apresentador Adriano Silva Martins referiu que Ângelo Rodrigues esteve numa festa até altas horas, na noite de sábado para domingo, horas antes de dar entrada no São José.
“Aquilo que conseguimos apurar, é que o Ângelo tinha estado numa festa no sábado passado. Essa saída noturna parece que se alongou noite fora. Na manhã de domingo terá dado entrada nas urgências do Hospital de São José”, revelou o apresentador do programa V+ Fama.
Discussion about this post