Fernando Daniel era um favorito a vencer o Festival da Canção 2025, desde que o seu nome foi anunciado como um dos convidados. No entanto, rapidamente se percebeu que a concorrência era feroz.
Porém, o cantor de Aveiro poderia não ter tido a mesma perceção e desde o início que focou muito nesse desejo de ganhar a Eurovisão para Portugal. Isso quando ainda nem tinha começado o Festival da Canção que, entre os fãs eurovisivos, teria um rol muito forte.
Para muitos, houve aí arrogância de Fernando Daniel, obviamente, o mais famoso entre os 20 participantes, mas ainda assim, havia outras canções muito fortes, o que acabou por dividir muito os votos, tanto do público, como do júri. As canções de Diana Vilarinho, Josh ou Henka, assim como a de Fernando Daniel, foram sempre as mais cotadas para vencerem o Festival, mas com tanta divisão, acabou por cair para uma enorme surpresa com os NAPA, banda da Madeira, cuja música tinha viralizado nas redes sociais, a levar a vitória.
E Fernando Daniel não escondeu a desilusão, ao terminar em 3.º lugar, sem ser nem o favorito do público, nem do júri. “Uma vez que não terminou [o Festival da Canção] de forma bonita para mim, não escondo a tristeza, até porque não sou hipócrita e a minha espinha dorsal funciona, graças a Deus, na perfeição (…) há coisas que são difíceis de entender, mas talvez seja melhor assim.
Ambicionava e disse-o várias vezes: ‘Gostaria de vencer a Eurovisão e de dar essa alegria aos portugueses a fazer aquilo que mais gosto’. Já não irá acontecer, mas em momento algum me arrependo de o ter dito. Não foi dito com presunção ou arrogância. Veio de um lugar com muitos sonhos ainda por cumprir”, disse o cantor nas redes sociais.
Porém, há quem tenha visto sempre alguma sobranceria neste percurso de Fernando Daniel e o jornalista Luís Osório também tem uma opinião incisiva sobre este tema.
“A vida de Fernando Daniel é um exemplo de combate, mas talvez mereça a pena parar para pensar. Parece ter o peso do mundo aos ombros, uma vontade incontrolável de ser o melhor, de ser o mais amado, de ganhar sempre.
As suas declarações após ter perdido o Festival da Canção eram desnecessárias e são próprias de um miúdo a quem a fama subiu um bocadinho à cabeça. O Fernando, que tem uma excelente voz, poderia olhar para o exemplo da Maria João, com uma carreira incomparável, que o ano passado nem sequer ficou apurada para a final. E nem por um segundo vimos uma sombra no seu olhar”, revelou Luís Osório, num raspanete a Fernando Daniel.
Discussion about this post