Depois da depressão Lawrence, Portugal volta a ser atingido por nova depressão e a noite desta quarta-feira, 19 de março, será o período mais crítico, com a passagem da depressão Martinho, como explica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), pela meteorologista Patrícia Gomes:
“A noite será com bastante precipitação, vento intenso e depois irá começar a melhorar na tarde de quinta-feira. Devido a essa situação estão emitidos vários avisos, que variam entre o amarelo e o laranja, sobretudo para os distritos mais a Sul como Faro, Beja, Setúbal, Lisboa e Leiria”.
E o mau tempo vai-se prolongar até ao fim-de-semana, sobretudo no Centro e Sul, especialmente no Litoral Centro, no tocante à precipitação e ao risco de inundações. Até sexta-feira, há também previsão de neve na Serra da Estrela.
Quanto ao vento, estão previstas rajadas de 90 até 120 quilómetros por hora, já a partir desta quarta-feira, deixando os distritos de Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga, em aviso laranja.
Ainda de acordo com a meteorologista Patrícia Gomes, o tempo vai melhorar “a partir da tarde de quinta-feira”, mas a chuva vai continuar até ao fim-de-semana. “Será chuva sem fim à vista. Para a próxima semana há parâmetros associados a chuva e vento ligeiro, com agravamento previsto para o início da semana”, concluiu a meteorologista do IPMA, a prever que a chuva veio para ficar.
Discussion about this post