Portugal viveu um início de semana surpreendente, com este apagão que deixou o país sem rede elétrica durante cerca de 10 horas. Felizmente, com o cair da noite, tudo voltou à normalidade e de acordo com a e-redes a rede elétrica está a funcionar normalmente em todo o país.
O apagão afetou Portugal e Espanha, e também algumas partes da França, que se reestabeleceu mais rapidamente, no entanto, e por cá assistiram-se a alguns casos preocupantes.
Muitas pessoas ficaram isoladas, sem acesso a informação, mas pela rádio e outros ainda com acesso à internet, foram-se percebendo algumas situações preocupantes, nomeadamente no que refere ao caráter humano.
Fontes oficiais de Governo e Proteção Civil chegaram mesmo a pedir comportamentos mais calmos, mas a verdade é que são muitos os relatos de pessoas que invadiram pequenos mercados, supermercados ou postos de abastecimento e açambarcaram tudo e mais alguma coisa.
Marta Melro foi uma das pessoas que criticou alguns comportamentos desadequados, egoístas e sem civismo, sem qualquer tentativa de racionar os mantimentos com os demais.
“Só tenho a dizer que independentemente do que aconteceu, das fakes news e afins, uma coisa é certa: o seu humano, no geral, é egoísta e mesquinho. O que assisti ontem no supermercado enquanto trazia meia dúzia de coisas básicas foi no mínimo triste. Pessoas a passar à frente de velhinhos e crianças, pessoas a açambarcar tudo, pessoas à porrada. Só faltou a luz durante 10 horas e as pessoas mostraram rapidamente a sua humanidade… ou falta dela, e nada é mais assustador que isso”, lamentou a atriz.
Discussion about this post