Foi uma loucura a corrida às compras, esta segunda-feira. São vários os relatos de consumidores que se precipitaram com o apagão.
A verdade é que as casas estão cada vez mais preparadas para o consumo elétrico e muitas pessoas depararam-se com falhas nesta segunda-feira, após o corte geral da eletricidade.
Quem não tem um fogão o gás, até o simples preparo de uma torrada ficou comprometido neste dia que motivou algumas aflições e muitos exageros. Os supermercados que se conseguiram manter abertos, viram as prateleiras de água, papel higiénico, enlatados e pilhas esvaziarem-se.
Outros compraram geradores, para terem energia nas suas casas, pequenos fogões a gás e carvão, para a confeção de alimentos, lanternas e rádios a pilhas, tudo bens que se revelaram muito necessários.
Porém, tudo isto poderia ter sido evitado, com mais informação, mas também com um kit de sobrevivência previamente montado, em casa. Ora, quando se fala que situações destas poderão repetir-se, são estas as coisas que todos deviam ter num kit de emergência em casa:
Lanternas e pilhas extra, para garantir iluminação.
Powerbanks carregadas, é que depois de 10 horas sem energia, muitos ficaram com os seus telemóveis completamente descarregados.
Água engarrafada e alimentos que não precisem de refrigeração, como enlatados, barritas, frutos secos e bolachas.
Rádio recarregável ou a pilhas;
Medicamentos essenciais numa bolsa;
Gelo ou bolsas térmicas, mesmo para preservar aqueles alimentos mais perecíveis.
Documentos importantes em formato digital.
Discussion about this post