Portugal está sob alerta há vários dias, com milhares de hectares a serem dizimados e já com vítimas mortais a lamentar, uma delas, neste domingo, a de um bombeiro, que sofreu um acidente quando seguia para uma zona de combate a um incêndio.
Ora alheios a tudo isto, um grupo de cinco jovens, neste mesmo domingo, que é de luto para Portugal, quando um soldado da paz perde a vida e quatro outros ficaram feridos, foram filmados a atear um incêndio junto a uma praia, em Viana do Castelo.
Os rapazes são vistos a chegar o fogo numa zona onde tem alguma vegetação, muito seca, junto ao Rio Lima, de acordo com a descrição. Ao perceberem que o fogo se descontrolou, os jovens poem-se em fuga, e tiveram mesmo de ser acionados os bombeiros de Viana do Castelo.
Numa altura em que Portugal tem estado debaixo de fogo, e o Alto Minho tem sido uma das zonas mais afetadas, esta irresponsabilidade está a causar uma enorme revolta nas redes sociais.
Têm sido apanhados alguns incendiários, que são responsáveis por uma parte dos incêndios florestais em Portugal, país sob alerta máximo, com vários comportamentos a serem proibidos, como queimadas, utilização de máquinas de corte, ou fogos de artifício, para que se evite qualquer risco de incêndio, uma vez que a situação, com o calor extremo e a seca, em sido catastrófica, e vai daí, estes jovens com um comportamento absolutamente lastimável.
O vídeo tem sido muito partilhado, com a esperança que os rapazes sejam identificados e castigados pela ação tomada.
Discussion about this post