José Mourinho é o único treinador no mundo que venceu as três principais competições europeias de clubes. A nível internacional, soma cinco títulos, duas Ligas dos Campeões, duas Ligas Europa e uma Liga Conferência.
Foi ainda campeão em Portugal, Itália, Inglaterra e Espanha, num palmarés que conta já com 26 títulos, que fazem dele um dos melhores de sempre.
Mourinho venceu no FC Porto, depois Chelsea, Inter, Real Madrid e Manchester United, antes de entrar numa espiral menos positiva, passando por alguns clubes menores. Certo é que nunca parou. Seguiu sempre a treinar e apenas algumas semanas de ter deixado o seu último desafio, na Turquia, está preparado para abraçar um dos projetos mais aliciantes dos últimos anos: o Benfica.
Porém, não é de um passado de glória que se quer fazer a sua passagem pelo Benfica, porque o último dos seus 26 títulos foi já em 2022, essa Liga Conferência, com a Roma.
Quanto ao sistema a adotar, há quem acuse Mourinho de não ter evoluído o seu futebol, já há alguns anos, mas as suas conquistas europeias demonstram que houve sim mudanças táticas, como se pode ver num trabalho do jornalista brasileiro Leonardo Mirando, do Globo Esporte.
Assim, no FC Porto, nas suas primeiras conquistas europeias, a então Taça UEFA, em 2003, e a Liga dos Campeões, em 2004, o português apostou num 4-3-1-2. Depois do FC Porto, seguiu-se o Chelsea, onde foi campeão inglês, mas não chegou a vencer internacionalmente.
Aliás, a Liga dos Campeões chegaria novamente com o Inter de Milão, em 2010, e num sistema 4-2-3-1, aqui já a variar bastante.
No Real Madrid, a glória europeia também não chegou, mas numa época de particular hegemonia do Barcelona de Messi, conseguiu ganhar uma Liga, uma Taça e uma Supertaça de Espanha, em três épocas, com sistemas como 4-1-4-1 e um 4-2-3-1.
No Manchester, voltou a vencer na Europa, ao conquistar a Liga Europa, apostando novamente pelo 4-1-4-1, mas na final da prova surpreendeu com um 4-2-3-1.
Depois, em 2021/2022 foi criada a Liga Conferência, e Mourinho não perdeu tempo. Num regresso ao futebol italiano e a jogar com três centrais, Mourinho deu à Roma o seu primeiro título internacional, em 2022, ao conquistar a Liga Conferência, num sistema 5-2-1-2 .
Discussion about this post