Morreu a professora e historiadora Manuela Mendonça, presidente da Academia Portuguesa de História, aos 77 anos. A triste notícia foi revelada na própria página da referida Academia e dá conta da morte da historiadora, neste Dia de Natal, 25 de dezembro.
“Informamos que faleceu hoje, dia 25 de Dezembro, a nossa Presidente, Professora Doutora Manuela Mendonça”, pode ler-se no comunicado, onde são ainda informados os pormenores das cerimónias fúnebres: “O corpo estará no próximo Sábado, dia 27 de Dezembro, a partir das 16:30H, na capela mortuária da Igreja de Moscavide.
O funeral realiza-se Domingo, precedido de Missa de Corpo Presente que será celebrada às 13:00H, após a qual o corpo seguirá para o cemitério dos Olivais”.
Manuela Mendonça era licenciada e doutorada em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Lisboa, e estava à frente da Academia Portuguesa de História desde 2006. Na sua obra destacam-se títulos como “D. João II. Um percurso Humano e Político nas Origens da Modernidade em Portugal” (1991), “As Relações Externas de Portugal nos Finais da Idade Média” (1994), “A Guerra Luso-Castelhana no Século XV. A Batalha de Toro” (2006) e “História dos Reis de Portugal. Da Fundação à Perda da Independência” (2010), obra que coordenou.
Colaboradora do Secretariado Diocesano de Lisboa, de que foi vice-presidente, Manuela Mendonça pertenceu ao Comité Catholique International pour les Tsiganes.
Discussion about this post