Os alertas já foram sendo dados desde o início da semana, mas com o aproximar do momento, também se agravam as condições climatéricas. Vem aí a tempestade Ingrid e os próximos dias serão caóticos, ao que tudo indica.
A tempestade Ingrid está a provocar um forte agravamento no mar, no Atlântico Norte, particularmente a oeste das Ilhas Britânicas, espera-se uma agitação marítima muito forte, para os próximos dias, com ondulação extrema, inclusive na costa portuguesa.
As ondas podem aproximar-se dos 20 metros de altura, o equivalente a um prédio de seis pisos, para que se tenha a noção da dimensão das mesmas. Porém, em Portugal, não deverão ir além dos 6 a 8 metros, mas pontualmente, podem atingir até os 15 metros, o que já será motivo para alarme, com alertas vermelhos a serem emitidos para sexta e sábado, precisamente por causa da agitação marítima.
As condições já se agravaram desde quarta-feira, mas os dias piores serão, então, sexta e sábado, com esses fatores riscos já enumerados: a agitação marítima, vento forte, muita precipitação e neve.
Todas as agravantes invernais parecem estar reunidas, tornando esta numa tempestade que merece todos os alertas, especialmente por causa da agitação marítima e ventos fortes, que podem causar especiais danos.
Discussion about this post