Domingo trágico em Lijó, Barcelos, quando um carro desgovernado atropelou várias pessoas num estacionamento atrás da igreja local, onde se concentravam várias pessoas e, nomeadamente, decorriam ensaios da fanfarra do grupo de escuteiros.
Gabriela, uma menina de 8 anos dos Agrupamento 528 de Escuteiros de Lijó morreu na sequência deste atropelamento. E quatro jovens, com idades entre os 8 e os 21 anos ficaram feridos, dois deles considerados graves.
O acidente aconteceu depois das 11h00 da manhã deste domingo, de 14 de abril. A fanfarra estava a ensaiar atrás da igreja, no âmbito das comemorações do cinquentenário deste grupo de escuteiros, que iriam decorrer da parte de tarde. Porém, tendo em conta os acontecimentos trágicos, acabaram por ser canceladas, naturalmente.
De acordo com o Jornal de Notícias, que apurou junto de testemunhas, o veículo entrou desgovernado sobre estas pessoas. A condutora perdeu o contro da viatura e irrompeu sobre estes jovens, sendo que duas das vítimas ficaram debaixo do veículo e só puderam ser retiradas, depois da chegada dos Bombeiros Voluntários de Barcelos.
O óbito de Gabriela, de 8 anos, foi declarado ainda no local. Os restantes feridos, uma menina de 13 anos, que também ficou sob o veículo, e um jovem de 21 anos, foram transportados para o Hospital de Braga, em estado considerado grave. Duas outras meninas, de 8 e 14 anos, também foram para o mesmo hospital, mas com condições menos graves.
Para o local, foram mobilizados os bombeiros de Barcelos, com oito viaturas e 20 operacionais, as VMER de Braga e Famalicão e os psicólogos do INEM de Porto e Coimbra.
Estiveram ainda presentes membros do Núcleo de Investigação Criminal em Acidentes de Viação da GNR, e 10 operacionais da Guarda, para recolher todos os dados para a investigação ao acidente.
Discussion about this post