O Air Show de Beja terminou da pior maneira, neste domingo, 02 de junho, quando duas aeronaves colidiram no ar, por volta das 16h00. Em exibição, estava a equipa Yakstars, que ficou desolada com o terrível incidente, que vitimou dois pilotos, um deles de forma fatal.
A Yakstars é uma equipa de exibição acrobática hispano-portuguesa, militar e civil. Como tal, tem pilotos das duas nacionalidades. A vítima morta era um piloto espanhol muito reconhecido. De nome Manuel Rey Cordeiro, mas era mais conhecido no mundo da aviação como ‘Coco’. O piloto fazia parte desta equipa de exibição, mas também trabalhava como piloto em voos comerciais.
No site da Yakstars, percebe-se que ‘Coco’ era um dos mais talentos e experientes da equipa, que lamenta esta enorme tragédia.
De acordo com o comunicado da equipa, ‘Coco’ era dos “mais talentosos e versáteis de Espanha e Portugal, sendo capaz de pilotar jatos comerciais como Airbuses, aeronaves acrobáticas extremas como o Sukhoi SU-29M, Extra 300/330, Cap 10, Yak 52 e uma vasta gama de monomotores”., pode ler-se no site da equipa luso-espanhola.
Manuel Rey Cordeiro, além de ser piloto de exibição e de voos comerciais, também era paraquedista. Infelizmente, perdeu tragicamente a vida, neste domingo, nos céus de Beja. O outro piloto, que seguia na outra aeronave, ficou ferido com gravidade. Até ao momento ainda não se sabe muito sobre a sua condição.
https://x.com/aviationbrk/status/1797330527239696628
Discussion about this post