Trovoadas, granizo e poeiras vão afetar o país
Vem aí um fim de semana prolongado, mas o clima não vai ajudar muito. Depois de uns dias de Verão antecipado, a temperatura vai baixar, sendo ainda esperados vários fenómenos de instabilidade, como trovoadas secas, aguaceiros, granizo.
A afetar o país estão já as poeiras de África, o que pode motivar a chamada chuva de lama, com a precipitação esperada, já esta sexta-feira.
Depois, a instabilidade segue pelo fim-de-semana, principalmente nas regiões do norte, centro e litoral oeste.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Viseu, Porto, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real e Castelo Branco, sob aviso laranja entre as 18h00 de sexta-feira e as 6h00 de sábado.
De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), fazendo referência às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), alerta máximo que apontam para a possibilidade de aguaceiros, acompanhados de trovoadas nas regiões Norte e Centro, “não sendo de excluir a possibilidade de trovoadas secas”.
Como efeitos colaterais, alerta para a possibilidade de inundações em zonas urbanas, cheias, deslizamentos de terras e derrocadas e o piso rodoviário poderá acumular lençóis de água. Queda de ramos de árvores e danos em infraestruturas de comunicação e energia são outros efeitos expectáveis.
Discussion about this post