Morreu neste sábado, 23 de setembro, Manuela Teixeira, aos 85 anos. Foi professora, presidente da União Geral de Trabalhadores (UGT), a primeira secretária-geral da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE), e também presidente do Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN), numa longa e sempre muito dedicada carreira ligada à causa da Educação.
Marcelo Rebelo de Sousa já lamentou a sua morte, destacando a sua “atividade cívica e política”, e por ser uma “figura incontornável do movimento sindical dos professores”, como se pode ler numa nota publicada no site da Presidência da República:
“O Presidente da República evoca, no momento do seu desaparecimento, a atividade cívica e política da ex-presidente da UGT Manuela Teixeira, figura incontornável do movimento sindical dos professores, sindicato que liderou na zona norte do país”.
O Presidente da República endereça, ainda, as suas “sentidas condolências” à família e amigos de Manuela Teixeira, aproveitando o momento para recordar “a militância partidária e os laços de amizade” que Marcelo Rebelo de Sousa e Manuela Teixeira “estabeleceram e mantiveram ao longo de décadas”.
Também Arménio Santos, outro histórico da UGT, já reagiu à sua morte, com um comunicado nas redes sociais.
“Lamento imenso a morte da Drª Manuela Teixeira. Uma Grande Senhora, com quem tive o privilégio de abraçar a defesa de grandes causas e de juntos lutarmos por valores e princípios fundadores da Liberdade, da Democracia e do Sindicalismo Democrático. Manuela Teixeira é, inquestionavelmente, uma figura notável do movimento sindical português. Fundadora e líder do ZPZN e da FNE, os Professores devem-lhe muito, e Presidente da UGT, o seu pensamento e a sua acção ficarão como referências incontornáveis da afirmação do humanismo nas relações laborais.
Intelectualmente superior, era estimada e respeitada por todos quantos com ela privavam”, pode ler-se no comunicado de Arménio Santos.
https://www.facebook.com/photo/?fbid=6653737611371651&set=a.1016621615083307
Discussion about this post