Foi numa entrevista à Vanity Fair que Betty Grafstein falou publicamente sobre as alegadas agressões que sofreu da parte do marido, José Castelo Branco. Durante as declarações horríveis de violência doméstica, a idosa, de 95 anos, também mostrou alguma confusão mental, notada tanto pela jornalista, como pelo filho, Roger Basile.
“Ele estava sempre a dar um soco quando eu menos esperava. Deu-me um murro na cabeça como se eu fosse uma bola de futebol”, queixou-se Betty Grafstein, sobre as agressões que a terão levado ao hospital, num hotel de Lisboa.
O filho, Roger, acabou por dizer à jornalista que notou um testemunho mais confuso da parte da mãe, quando lhe falou sobre esses momentos que antecederam o internamento.
“Quando perguntei pela primeira vez como é que ela tinha ido parar ao hospital, ela disse: ‘Ele empurrou-me pela janela’, confirmando que se referia a José. Depois, Betty lembrou-se de algo diferente: estava à entrada do hotel quando José ‘me empurrou por três lanços de escadas abaixo'”, contou a jornalista Alice Hines, que até visitou o referido hotel onde tudo aconteceu, para perceber que “não tinha três lanços de escadas em nenhuma das suas entradas”. Por essa razão, acabou por confrontar a idosa. “Perguntei se Betty não estaria a falar de três escadas individuais. ‘Três andares’, disse Betty novamente, irritada por a ter questionado”.
Roger admitiu, então, que a mãe já lhe tinha demonstrado alguma confusão. “Ela está sempre a falar de escadas, mas quando me contou isto disse que ele a tinha empurrado de uma janela. Foi por isso que me custou a acreditar que fossem três andares. Achei que ela estaria morta de certeza”, afirmou Roger.
Betty disse ter sido vítima de Castelo Branco “desde o início” e Roger Basile confessou ter tentado durante anos convencê-la a separar-se, especialmente de ter visto marcas de agressões, no final dos anos 90.
“Quando lá cheguei [a Portugal], ela estava toda negra, desde as nádegas até ao pescoço, onde José a derrubou e continuou a pontapeá-la no chão. Ela sempre aceitava o José de volta”, disse o filho, em declarações à Vanity Fair.
Discussion about this post