Madrugada portuguesa foi fortemente agitada por um abalo muito forte. São muitos os que o sentiram e que garantem ter sido o mais forte. Há também vídeos do momento.
Na zona de Lisboa, o sismo abanou fortemente as construções, no restante país foi sentido, mas com menor intensidade. No mais importante a registar, não há até ao momento relatos de feridos, apesar dos muitos alertas para a Proteção Civil, após um sismo de 5,3 na escala de Richter, registado esta madrugada, pelas 05h11, ao largo de Sines.
“Eu acordei com as janelas, estores a bater e a casa a abanar, durante alguns segundos. Tenho três gatos, que se esconderam, apavorados. Moro em Vila Nova de Santo André, num terceiro andar. Nunca tinha sentido um sismo tão forte”, “Sem estragos, mas a casa e a cama abanou bem”, “Em Viseu foi sentido e a minha casa abanou, nas janelas houve vibrações durante alguns segundos. Foi rápido, estava a dormir, nem deu tempo para entender bem o que estava a passar”, “Estava a dormir e acordei com a cama e todo o quarto a abanar, juntamente com um barulho enorme parecido com uma forte tempestade (cerca de 5 a 10 segundos, que pareceram bem mais)”, são alguns dos muitos que acordaram sobressaltados com este forte tremor de terra.
“Recebemos muitas chamadas sobretudo de pessoas que queriam saber o que se passava e o que deviam fazer”, disse o comandante José Miranda, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a relatar a ocorrência de muitas chamadas, sobretudo entre o Alentejo e Coimbra.
Nas redes sociais, há também vídeos do momento registado ou por câmaras de segurança, por streamers que estavam em direto no momento e até de canais de televisão também em direto, já com as notícias, como é o caso da CNN Portugal.
Discussion about this post