Manuel Godinho é mais um dos muitos populares que se têm multiplicado em esforços para impedirem que estes incêndios causem ainda mais destruição. A peculiaridade deste caso é que se trata do ex-capitão da Oliveirense, que arregaçou as mangas para auxiliar os “incríveis” bombeiros como descreveu.
O antigo futebolista e agora treinador da equipa B dos juniores da Sanjoanense foi até Macinhata da Seixa, ajudar a defender a casa dos sogros, na manhã desta segunda-feira, e enfrentou um cenário dantesco.
Tinha deixado as minhas filhas na escola quando a minha esposa me ligou a dizer que a casa dos pais estava em perigo”, contou Manuel Godinho, que mora a cerca de 10 km de distância, e se fez imediatamente ao caminho.
“Havia uma casa, já velha, a arder. Foi assustador, com muito vento, de todos os lados. As pessoas estavam assustadas, porque o fogo desceu muito rápido pela colina.
Começámos a preparar tudo para que, quando o incêndio se aproximasse ainda mais, estivéssemos precavidos. Felizmente, apareceram os bombeiros e dois “Canadairs”. Naquele momento sentimos que seria possível “segurar” o fogo. Os bombeiros foram incríveis, prepararam três camiões e rapidamente se extinguiu o incêndio”, contou o popular que aparece em várias fotos, na comunicação social, de mangueira ou balde de água na mão.
Foram quatro horas assustadoras, mas acredita que o maior perigo já ficou para trás, apesar de lamentar pelas muitas localidades ainda em sobressalto, nomeadamente vizinhas.
O pior já passou em Macinhata da Seixa, diria. Infelizmente, ainda há muitos incêndios na região e muitas pessoas aflitas, como nas freguesias de Travanca, Palmaz e Ossela. E como em Albergaria-a-Velha. Esperemos que tudo se resolva, sem vidas em perigo”, concluiu o antigo capitão da Oliveirense, de 39 anos.
Discussion about this post