Arouca vive um dos piores incêndios destes dias. Portugal está a ser fustigado por incêndios florestais assustadores e desta zona do país chegam algumas das imagens mais devastadores-
Agora, emergem as imagens dos Passadiços do Paiva, um ícone da região, a serem arrasadas pelas chamas. No Porto Canal, as imagens mostram a destruição de um chamariz para o turismo regional, e que espelha bem a tristeza que invade todo o país, pela destruição das chamas.
Naturalmente, a prioridade de bombeiros e autoridades continuam a ser a pessoas e os seus bens, mas a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, mostrou-se arrasada com o que está a acontecer no seu concelho.
“Estamos sem meios, precisamos de muito mais gente aqui a combater o fogo e quem está a fazer a gestão destes recursos a nível nacional tem que ter noção do terreno e atuar de acordo com o ele exige, sob pena de, a esta velocidade de propagação, se repetir aqui o que aconteceu em 2016.
Já cá deviam estar mais operacionais de outras corporações. E isto não é desvalorizar o que está a acontecer nos outros concelhos – é sim realçar a gravidade do que está a acontecer no nosso.
Está a arder a escadaria próxima da Ponte de Alvarenga e ainda não temos noção exata da extensão da área queimada, mas prolonga-se para lá da ponte suspensa. Claro que é património valioso que se perde, mas muito mais valiosa é a vida humana e é essa que nos preocupa, já que o fogo está a circundar alguns povoados e nós não conseguimos ter bombeiros em todos os pontos onde há casas”, contou Margarida Belém, à comunicação social.
https://www.instagram.com/p/DADeQO7MxeW/?utm_source=ig_embed&ig_rid=14c578e5-f747-4a84-b804-bb522d08948c&img_index=2
Discussion about this post