O Outono começa com o regresso das chuvas e, de acordo com o IPMA, vários distritos ficam em alerta amarelo, precisamente por causa da chuva forte. Norte e centro serão as regiões mais afetadas, do que será uma massa de ar tropical, vinda diretamente das Caraíbas, que atravessa todo o Atlântico.
A partir desta terça-feira, 24 de setembro, chega também um “enorme rio atmosférico, que trará chuva intensa e persistente”, de acordo com o jornal Observador.
“Prevê-se a ocorrência de períodos de chuva persistente a partir de dia 24 nas regiões Norte e Centro, e que será por vezes forte nos dias 25 e 26, em especial no litoral a norte do Cabo Mondego e regiões montanhosas”, revelou o IPMA em comunicado. A sul, a precipitação será menos intensa.
Esta massa de ar húmida tropical poderá atingir entre 100 a 200 milímetros no Minho, Douro Litoral e nas serras dos distritos de Viseu, Aveiro e Coimbra, e entre 50 a 100 milímetros no restante litoral a norte do Cabo Mondego, e prolongar-se-á pelos próximos três dias.
Além da chuva, há também vento, mas quente, em especial nas regiões Norte e Centro. Depois dos incêndios, estes fenómenos preocupam, no quesito dos deslizamentos de terras, que deixam muitas regiões em risco, como a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) já alertou para esse perigo.
Discussion about this post