Em vésperas de um apetecível Clássico entre Benfica e FC Porto, João Manuel Pinto, que esteve dos dois lados da barricada e jogou ao lado de Sérgio Conceição, fez a antevisão ao grande jogo da sétima jornada, agendado já para esta sexta-feira, 29 de setembro.
“Digam o que disserem, passem as épocas que passarem, um Benfica-FC Porto ou um FC Porto-Benfica foi, é e será sempre um jogo diferente. Pese embora todo o profissionalismo que os jogadores empregam em cada treino, antes de qualquer jogo, a verdade é que a semana que antecede os jogos entre estes dois grandes clubes do futebol português é de uma intensidade brutal. Tanto ao nível físico como psicológico. Porque essa é outra vertente que também deve ser realçada. Um clássico desta natureza mexe sempre com a cabeça dos jogadores e um dos grandes segredos passa também pela preparação mental e como os atletas encaram para este tipo de duelos”, começou por dizer o antigo central português, que não se compromete sobre favoritismos, num jogo tão especial.
“As equipas podem não estar nos seus melhores momentos, ou pelo menos uma delas, mas uma vitória num clássico pode mudar tudo. Lá está a questão mental de que falava… Um triunfo diante de um rival pode ser o dínamo perfeito para que o estado de espírito de um grupo que não esteja nas melhores condições possa inverter-se automaticamente e, a partir dessa altura, as coisas caminharem numa espiral ascendente. Algo que, naturalmente, tende a trazer resultados positivos no futuro. Uma vitória num clássico significa apenas três pontos na tabela classificativa, é indesmentível, mas, em teoria, são três pontos muito especiais”, disse João Manuel Pinto, antes de continuar.
“É um jogo de 50/50. O favoritismo nestes jogos vale o que vale. É mesmo repartido ao máximo. Porque, lá está, há outros fatores que podem superar ou, pelo menos, ajudar a que as estratégias utilizadas pelos treinadores tenham, ou não, sucesso. É certo que, estatisticamente, o FC Porto tem sido feliz na Luz nos últimos anos, mas também não é menos verdade que o Benfica foi ganhar ao Dragão na época passada. Além disso, o Benfica é o atual campeão em título e é sabido que os seus adeptos podem fazer a diferença nos jogos em casa. Mas o FC Porto tem todas as condições para dar sequência ao que fez nas temporadas anteriores e regressar da Luz com uma vitória”, concluiu João Manuel Pinto sobre o tema do favoritismo.
O antigo central jogou no FC Porto e no Benfica, mas foi no lado dos dragões que privou com Sérgio Conceição e, também por isso, entende o sucesso do treinador, nomeadamente neste frente a frente contra o Benfica, desde que assumiu a equipa dos dragões.
“Sérgio Conceição é a cara dos valores do FC Porto. Recuperou a mística que se tinha perdido nos últimos anos e reergueu o clube com o seu profissionalismo e com a qualidade do seu trabalho. É um treinador extremamente exigente, que não perdoa faltas de entrega, mas que, e acima de tudo, consegue, melhor do que ninguém, extrair o máximo dos jogadores. Com todos os problemas financeiros que o clube atravessou nos últimos anos, e que são do domínio público, o Sérgio Conceição fez autênticos milagres no FC Porto. É que não só consegue ganhar títulos como também potencia jogadores que depois são vendidos por verbas elevadíssimas. Na minha opinião, é, sem sombra de dúvida, o melhor treinador em Portugal e um dos melhores portugueses”, explicou João Manuel Pinto, em entrevista ao jornal A Bola.
Discussion about this post