É já na próxima semana que Portugal se vai preparar para a eminência de um sismo. Um fenómeno natural, que muitas vezes apanha de surpresa as populações, causando danos irremediáveis, nomeadamente atentando contra a vida humana.
Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil está a preparar um exercício público para a próxima terça-feira, 05 de novembro, de maneira a consciencializar da melhor maneira a população portuguesa para os riscos dos sismos e também para se proteger da melhor maneira possível.
Recentemente, algumas zonas do país sentiram a terra tremer. Os efeitos não foram, de todo, danosos, mas ficou o medo entre uma população, que pode ser sobressaltada por estes fatores sísmicos.
Então, está a ser preparado esse exercício público, que terá duração de um minuto e está marcado para as 11h05 da manhã do dia 05 de novembro, dentro de uma semana.
“Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, mas estaremos preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente?”, pode ler-se no site da iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Aí também podem ser encontrados os comportamentos que as pessoas devem adotar em caso de sismo. Neste exercício, são três os passos recomendados: baixar, proteger e aguardar.
Discussion about this post