A depressão Hermínia chegou em força a Portugal e, até ao final da manhã desta terça-feira, deverá continuar a fazer-se sentir sob a forma de chuvas e ventos, por vezes fortes, particularmente no Norte e Centro do país.
Porém, desengane-se quem ache que após o meio-dia, terminou a tormenta. E de acordo com o IPMA, depois da Hermínia, deverá chegar o Ivo, e Portugal vai continuar debaixo de alerta.
A depressão Ivo é esperada a partir da madrugada de quarta-feira, 29 de janeiro, trazendo novamente a precipitação forte no Norte e Centro e rajadas de vento entre os 80 a 100 quilómetros por hora (km/h) no litoral oeste e terras altas.
Com a depressão Ivo é esperada “precipitação que será por vezes forte nas regiões Norte e Centro, e que se estenderá gradualmente à região Sul, embora diminuindo de intensidade. O vento irá aumentar de intensidade, soprando de oeste/sudoeste com rajadas que poderão atingir valores da ordem dos 80 a 100 km/h no litoral oeste e terras altas, rodando para norte/noroeste a partir do meio da tarde de dia 29 e mantendo-se forte até final da tarde de dia 30. A precipitação deverá ocorrer sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, diminuindo gradualmente a cota para os 1000/1200 metros nas terras altas das regiões Norte e Centro, após a passagem da superfície frontal”, informou o IPMA.
É expectável que o mau tempo só abrande na sexta-feira, prevendo-se um fim de semana melhor, assim como a semana seguinte. Fevereiro vai começar com melhorias do estado do tempo.
Discussion about this post