Morreu, aos 91 anos, Manuel Sérgio, porventura, o mais famoso Professor de Desporto em Portugal. Filósofo de formação, dedicou a sua vida profissional a pensar sobre desporto e a ensinar.
A triste notícia foi avançada nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ): “É com profunda tristeza, que recebemos a notícia do falecimento do Professor Manuel Sérgio. O seu legado no campo do desporto é imensurável, tendo sido um pioneiro e uma inspiração para muitos. O Professor Sérgio não só contribuiu significativamente para o desenvolvimento teórico e prático do desporto em Portugal, como também teve uma ligação estreita com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), onde o seu conhecimento deixou uma marca indelével. Neste momento de luto, expressamos as nossas mais sinceras condolências à família e amigos do Professor Manuel Sérgio. Que o seu espírito inovador e sua paixão pelo desporto continuem a inspirar futuras gerações”.
Manuel Sérgio foi professor de José Mourinho e inspirou Jorge Jesus, dois dos nomes maiores do futebol português, e o treinador do Fenerbahce reagiu com pesar, ao falecimento de Manuel Sérgio.
“Não tenho palavras. A sua obra fala por si, o seu prestígio internacional. Mas para mim foi o professor mais marcante e no pós-universidade foi o meu amigo, foi uma fonte inesgotável de motivação e de carinho, uma presença semanal na alegria da vitória e na análise da derrota. Já tenho saudades, meu Profe”, reagiu José Mourinho, em declarações ao jornal A Bola.
Também o FC Porto se despediu, mas através das redes sociais. “O Futebol Clube do Porto envia sentidas condolências à família e amigos do Prof. Manuel Sérgio, homem que dedicou uma vida ao ensino do Desporto, inspirou treinadores e pensou, como poucos, o futebol”, escreveu o FC Porto, no X, o antigo Twitter.
Fernando Gomes reagiu em nome da Federação Portuguesa de Futebol (FPF): “Foi com profunda tristeza que tomei conhecimento da morte do Prof. Manuel Sérgio, um dos maiores pensadores do desporto em Portugal. A sua partida deixa um vazio imenso, não apenas no âmbito desportivo, mas também no campo da filosofia e da pedagogia”.
Discussion about this post