Homem apanhado em flagrante a provocar incêndio na Serra do Alvão
E já arde há 12 dias, em Vila Real. O incêndio tem tomado proporções inacreditáveis e tem consumido hectares e hectares de terreno, deixando populações e bombeiros sem descanso.
Neste momento, a Serra do Alvão segue com duas frentes ativas, numa altura em que foi detido um popular em aparente flagrante detido. O homem foi apanhado a incendiar, mas teria o intuito de fazer um contrafogo, alegadamente.
O comandante Sub-regional do Médio Tejo, David Lobato, revelou que entende o desespero das populações, mas que esta não é, de todo, a atitude correta, e que os incêndios não podem ser combatidos desta forma, lamentando a conduta deste popular e a acrescentar que o caso está a ser investigado pela GNR.
“Os incêndios não se combatem dessa forma. Eu percebo que as pessoas têm aqui algum desespero, mas isso só vai alimentar mais o incêndio, vai-nos provocar ainda mais problemas. Acharem que com o contrafogo conseguem resolver, a maior parte das vezes não vão conseguir resolver e vão causar mais problemas e colocar os operacionais em risco. Pedia que não utilizassem o fogo, é proibido, legalmente não pode ser feito, a não ser por pessoas especializadas. Portanto, pedia encarecidamente que não o fizessem, porque vão-nos colocar [em causa] o trabalho todo que fizemos durante a noite e vão colocar também os operacionais em risco nas zonas que nós não controlamos”, pediu David Lobato, em declarações aos jornalistas.
Discussion about this post