Morreu Pedro Massano, criador português de banda desenhada, nesta segunda-feira, 01 de setembro, aos 77 anos.
“É com enorme tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Pedro Massano. Jornalista, editor, ilustrador, autor, crítico e incansável divulgador da banda desenhada portuguesa, dedicou a sua vida a promover esta arte, deixando um legado inestimável para leitores, autores e toda a comunidade.
O Central Comics presta a sua homenagem e envia sentidas condolências à família e amigos”, pode ler-se nas redes sociais, sobre um dos nomes grandes da BD em Portugal.
Entre os seus principais trabalhos, colaborou na revista “Visão”, nos álbuns de “O Abutre” e vários livros de temática histórica.
Pela sua morte, são muitas as manifestações de pesar nas redes sociais. “Despedimo-nos de Pedro Massano (1948 2025), uma figura incontornável da 9.ª Arte em Portugal — jornalista, autor, ilustrador, divulgador e verdadeiro ‘faz tudo’ da banda desenhada. A sua paixão e versatilidade marcaram gerações.
No Festival Amadora BD, evento que tanto valorizou, Massano ganhou o Prémio de Melhor Desenho para Álbum Português (2014) e foi distinguido com o Troféu de Honra (2015).
Que a sua arte continue a inspirar, e que o legado de Pedro Massano permaneça vivo nas páginas que desenhou”, escreve a Amadora BD, entre muitas homenagens que estão a ser feitas ao criador de BD.
“Partiu o ilustrador, desenhador, banda desenhista português que mais gostei até hoje” ou “Mais um Mestre que parte. Hoje deixou-nos Pedro Massano, um dos maiores autores de Banda Desenhada, com obras geniais como Mataram-no duas vezes, A Conquista de Lisboa ou a Batalha”, lamentam vários admiradores da obra e do artista Pedro Massano.
Discussion about this post