Foi um final de tarde de tragédia, o desta quarta-feira, na Baixa de Lisboa, quando o Elevador da Glória descarrilou e embateu contra um prédio, ficando em destroços.
Fez 38 vítimas, 16 mortos e 22 feridos. Mas a tragédia poderia ter sido ainda maior, caso este funicular não tivesse desviado contra o prédio. Se tem seguido no carril, teria embatido contra o outro ascensor, fazendo ainda mais vítimas, como imaginou um homem, que seguia precisamente na outra carruagem, a que não descarrilou.
A viver há 50 anos no Bairro Alto, este homem contou à CMTV que já fez este percursos de aproximadamente 265 m íngremes, milhares de vezes, antes desta tragédia.
“Podíamos ter morrido todos”, relembrou o homem, que quando ouviu o estrondo e viu um fumo preto, pensou mesmo que não iriam sobreviver. Estava com a esposa quando tudo aconteceu e quando saiu da carruagem é que tomou a noção da real tragédia.
“Já dois rapazes novos tinham tirado uma senhora cheia de sangue e puseram-na deitada no chão para a socorrer. Tiraram outra senhora e eu disse assim: esta ponham-na no passeio que esta está morta. Não sei se o elétrico para baixo trazia muitas pessoas, mas as pessoas morreram todas”, disse o homem, sobre a conversa que manteve com a mulher, nos instantes que se seguiram à tragédia.
Discussion about this post