Dina Aguiar está de saída da RTP, depois de 47 anos a fazer jornalismo no serviço público. Aos 72 anos, a jornalista, já reformada, estava numa prestação de serviços com a RTP e não teve agora convite para renovar, encerrando assim o vínculo ao canal.
Com a saída de Dina Aguiar da RTP, no final de setembro, será também o final do programa Portugal em Direto, em antena desde 2005 e um dos espaços de maior audiência na RTP.
Dina Aguiar será substituída por Sandra Fernandes Pereira, apresentadora há vários anos do Jornal da Tarde, às 13h00, na RTP. A jornalista vai agora continuar na delegação Norte, mas para apresentar um programa também com diversidade regional. Vai chamar-se Portugal em Rede, terá reportagens, notícias e entrevistas sobre as diversas regiões do país.
Porém, a decisão de retirar Dina Aguiar do ar terá sido, certamente, dura. Afinal, trata-se de um dos rostos mais carismáticos da televisão portuguesa, com grande empatia com o público e garante de audiências.
Vítor Gonçalves, diretor de informação da RTP, deu novos detalhes sobre esta decisão. “Eu penso que houve um acordo da RTP com a Dina Aguiar. A minha conversa com ela foi boa. Eu compreendi que a Dina ficou triste, como é evidente, mas compreendeu que há momentos de renovação e que há fases em que é preciso introduzir sangue novo. Foi isso o pretendido. Ficámos amigos como antes.
Nos últimos cinco anos trabalhei muito próximo da Dina Aguiar, temos uma relação muito próxima. A minha secretária na redação era muito próxima da dela e conversava com ela todos os dias. Julgo que esta decisão não vai afetar sequer esta nossa relação. Conto com isso”, esclareceu Vítor Gonçalves.
Discussion about this post