O jornalismo português está de luto. Morreu a jornalista e comentadora política Constança Cunha e Sá, aos 67 anos, vítima de doença prolongada, conforme informação avançada pela CNN Portugal.
Constança Cunha e Sá licenciou-se em Filosofia pela Universidade Católica de Lisboa, mas foi na comunicação social que deixou grande marca. Colaborou na imprensa, como jornalista ou colunista, em órgãos distintos como Sábado, jornal i, Jornal de Negócios, Diário Económico, Público e Correio da Manhã. Foi diretora de ‘O Independente’, mas o seu rosto será mais conhecido do grande público no papel de comentadora de Política da TVI.
Porém, foi também editora de Política no canal, além de comentadora residente. E já na TVI24, moderou o programa de debate A Prova dos 9, ela que era uma das vozes mais reconhecidas da análise política nacional.
Constança Cunha e Sá estava internada nos cuidados paliativos na instituição Irmãs Hospitaleiras, em Lisboa, nos últimos meses, de acordo com o jornal Público.
“Constança Cunha e Sá. Inteligente, culta, frontal, com tanta ironia quanto exigência. Nela encarnou o escrúpulo jornalístico. Amava a vida em e com todas as contradições. Humana, demasiado humana para o nosso tempo – o tempo da artificial inteligência. Adeus, Constança”, escreveu o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, na rede social X, o antigo Twitter.
Discussion about this post