Portugal continua na rota de todas as tempestades, que estão a seguir em linha o caminho do nosso território. As tempestades já estão nomeadas, são por ordem alfabética, intercalando nome masculino com feminino. E, se repararmos, temos apanhado todas as mais recentes. Ingrid, Joseph, Kristin, Leonardo e já estamos sob aviso para a depressão Marta, todas elas com efeitos danosos.
Agora, o fim de semana será marcado pela depressão Marta que também promete ser bastante devastadora, sobretudo para um país já tão fustigado, nomeadamente algumas zonas que sofreram os danos da Kristin e, além de ainda não ter consertado toda a destruição causada, tem ainda agora esta questão das cheias e inundações para se precaver.
Com tudo isto ainda tão incerto, chega Marta, também com ameaça de ventos que poderão chegar aos 120 km/h e também muita chuva. Aliás, de acordo com o jornal Observador, este sábado deverá chover mais num dia do que num mês no Alentejo.
Este sábado, o litoral sul será primeiramente afetado pela depressão Marta, com chuva intensa e vento que pode chegar aos 100 km/h, e aos 120 km/h nas zonas montanhosas. Mais chuva a sul do rio Tejo, incluindo a Grande Lisboa, Alentejo e nas serras do Algarve, deixando a ameaça para inundações.
Durante a tarde, os efeitos da depressão também vão atingir o litoral centro, igualmente com chuva forte e ventos a poderem chegar aos 90 km/h.
Há ainda previsão de neve acima dos 900 metros de altitude. Quanto à agitação marítima, o IPMA prevê ondas até sete metros de altura significativa na costa ocidental, especialmente a sul do Cabo Carvoeiro, podendo atingir 13 metros de altura máxima.
Com todos estes possíveis efeitos, estão a ser emitidos avisos amarelos e laranja para precipitação, vento, neve e agitação marítima, por todo o país.
Discussion about this post