Com efeitos a fazerem-se sentir mais no Norte e Centro, Portugal está novamente no epicentro de nova depressão. O Nils passou ao lado, tendo provocado grande devastação, nomeadamente na França e Espanha, mas com Portugal a escapar. O que não acontece com a Oriana, com chuva intensa, vento forte e agitação marítima elevada, especialmente nas regiões Norte e Centro.
Os efeitos começaram a fazer-se sentir desde a tarde desta quinta-feira e prolongam-se para esta sexta-feira, com o tempo a melhorar a partir de sábado.
Com esta chuva, vários Carnavais escolares foram cancelados, e serão celebrados nas escolas, e não pelas ruas, como seria habitual, em muitos agrupamentos escolares, nomeadamente no Norte e Centro, onde a Oriana se está a fazer sentir com mais intensidade.
O Minho está a ser apontado como mais afetado pela depressão Oriana, com muita chuva, ventos com rajadas a poder chegar aos 100 km/h e agitação marítima forte.
De acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), risco de inundações nos rios Cávado (Braga, Barcelos, Vila Verde e Esposende) e Ave (Santo Tirso, Trofa e Vila Nova de Famalicão).
Ficam, por isso, avisos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC):
“Evitar circulação junto a rios, zonas inundáveis e orla costeira;
Desobstruir sistemas de escoamento e retirar objetos que possam ser arrastados;
Fixar adequadamente estruturas soltas e recolher mobiliário exterior;
Praticar condução defensiva, reduzindo a velocidade em estradas molhadas;
Manter-se atento às atualizações meteorológicas e aos alertas das autoridades”.
Discussion about this post