Morreu João António Pinto de Araújo Pimenta, médico especialista em medicina interna, natural de Ponte de Lima, e que foi presidente do Conselho de Administração e diretor clínico do hospital local, informou hoje a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM). Tinha 90 anos e deixa uma onda de pesar entre todos que o reconhecem pelo seu contributo à medicina, em particular no Alto Minho.
De acordo com o site Ponte de Lima Cultural, João Pimenta licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto, em 1960, sendo que entre 1961 e 1966, permaneceu nos Estados Unidos da América. Regressou a Portugal em 1966, foi mobilizado para Moçambique, como médico militar miliciano, onde esteve até 1970. Nessa altura, voltou a Ponte de Lima, onde fixou residência. Em 2017, recebeu a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos.
Nas redes sociais, a ULSAM deixou uma nota de pesar:
“Nota de Pesar
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho manifesta o seu pesar pelo falecimento do Dr. João António Pinto de Araújo Pimenta, natural de Ponte de Lima.
Especialista em Medicina Interna, exerceu funções no então Hospital Distrital Conde de Bertiandos, onde foi Presidente do Conselho de Administração e Diretor Clínico entre 1981 e 1997. O seu mandato ficou marcado pela modernização dos serviços e pela valorização da humanização dos cuidados de saúde no Hospital Distrital Conde de Bertiandos.
À família e amigos, a ULS Alto Minho apresenta as mais sentidas condolências”
Discussion about this post